A História da Bicicleta
No início, o nome era Celerífero.
No dia em que o homem montou pela primeira vez a sua
bicicleta,
sentiu a agradável sensação de deixar-se levar
por um novo e
emocionante meio de locomoção já que, antes
desde tempos memoráveis,
se utilizava das próprias pernas.
O Carro que se movia Em 1680, Stephan Farffler Em 1690 o Dr. Elie Richard
por si mesmo do Dr. construiu um carro de circulava pela França em
Giovanni di Fontana. tração muscular com três um carro de pedais dese-
1420. rodas, movido por uma nhado por ele mesmo.
manivela
Muitas tentativas engenhosas foram testadas nos séculos XV e XVI,
quando desenvolvidos pesados e complicados veículos
de duas rodas e quatro rodas, acionados por
mecanismos compostos de correntes alavancas e
outros dispositivos.
Pesquisa realizada pelo prof. Piccus, da Universidade de
Massachussets, nos EUA, demonstraram que as
transmissões por corrente surgiram através de
estudos feitos por Leonardo Da Vinci, que estão
registrados em um código de cerca de 700 páginas,
guardado pelo Museu de Madri. A história da
bicicleta, porém, tem início no ano de 1790 época
em que o conde Sivrac, da França, idealizou o
"Celerífero", veículo primitivo de
duas rodas, ligadas por uma ponte de madeira, em
forma de cavalo, e acionado por impulsos
alternados dos pés sobre o chão.
O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em
1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich
Von Drais adaptou uma direção ao Celerífero.
Junto com o primeiro guidão, apareceu a
"Draisiana", bicicleta que von Drais
usou para percorrer o trajeto entre Beaun de
Dijon, na França, á velocidade média de 15
km/h, primeiro "recorde ciclístico".
Os modelos de Drais
se caracterizavam por uma série de
acessórios. Na foto o mais completo de todos os
exemplares
ainda existentes. Atualmente esta Draisiana se
encontra no
Museu de Munique na Alemanha.
Mas
foi em 1820 que foi dado o grande passo da história
ciclística: o escocês Kikpatricl McMillan adapta
ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras
de ferro. Estas duas barras tinham a função de
um pistão, eram acionadas pelos pés, o que
provoca o avanço da roda traseira. O primeiro
pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo
francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo
de duas rodas traseiras e uma dianteira, os pedais
eram ligados á roda dianteira e o invento ficou
conhecido como "Velocípede".
Com o crescimento
do número de entusiastas, as autoridades, de
Paris, principalmente, por volta de 1862, são
obrigadas a criar caminhos especiais para os velocípedes
nos parques, para que se não se misturassem com
charretes e carroças. Surgiram, assim, as
primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é
divulgada a primeira estatística. Ernest Michaus
consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.
fonte:webikers.hpg
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