A História da Bicicleta

No início, o nome era Celerífero.

No dia em que o homem montou pela primeira vez a sua bicicleta, 
sentiu a agradável sensação de deixar-se levar por um novo e 
emocionante meio de locomoção já que, antes desde tempos memoráveis,
 se utilizava das próprias pernas.

O Carro que se movia     Em 1680, Stephan Farffler      Em 1690 o Dr. Elie Richard 


por si mesmo do Dr.       construiu um carro de            circulava pela França em 


Giovanni di Fontana.        tração muscular com três       um carro de pedais dese-
1420.                             rodas, movido por uma           nhado por ele mesmo.
                                     manivela

Muitas tentativas engenhosas foram testadas nos séculos XV e XVI, quando desenvolvidos pesados e complicados veículos de duas rodas e quatro rodas, acionados por mecanismos compostos de correntes alavancas e outros dispositivos.

Pesquisa realizada pelo prof. Piccus, da Universidade de Massachussets, nos EUA, demonstraram que as transmissões por corrente surgiram através de estudos feitos por Leonardo Da Vinci, que estão registrados em um código de cerca de 700 páginas, guardado pelo Museu de Madri. A história da bicicleta, porém, tem início no ano de 1790 época em que o conde Sivrac, da França, idealizou o "Celerífero", veículo primitivo de duas rodas, ligadas por uma ponte de madeira, em forma de cavalo, e acionado por impulsos alternados dos pés sobre o chão.

O primeiro passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816. Nesse ano, o barão alemão Karl Friederich Von Drais adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guidão, apareceu a "Draisiana", bicicleta que von Drais usou para percorrer o trajeto entre Beaun de Dijon, na França, á velocidade média de 15 km/h, primeiro "recorde ciclístico".

                             

Os modelos de Drais se caracterizavam por uma série de
acessórios. Na foto o mais completo de todos os exemplares
ainda existentes. Atualmente esta Draisiana se encontra no
Museu de Munique na Alemanha.

Mas foi em 1820 que foi dado o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatricl McMillan adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca o avanço da roda traseira. O primeiro pedal, no entanto, surgiu em 1855, inventado pelo francês Ernest Michaux, que o instalou num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira, os pedais eram ligados á roda dianteira e o invento ficou conhecido como "Velocípede".

 






      

Com o crescimento do número de entusiastas, as autoridades, de Paris, principalmente, por volta de 1862, são obrigadas a criar caminhos especiais para os velocípedes nos parques, para que se não se misturassem com charretes e carroças. Surgiram, assim, as primeiras ciclovias, no mesmo ano em que é divulgada a primeira estatística. Ernest Michaus consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.  
                                                                   fonte:webikers.hpg

  Veja Também:
Doping
Alongamento
Dicas de manutenção

Dicas para aproveitar mais seu treino/passeio.

A Hidratação dos Atletas
Planilha de Treinamento    

Segurança no trânsito      

Regras básicas para pedalar melhor




| Home | O Cowboy | Provas | Dicas | Fotos | Contato |Links


2001 © Todos os direitos reservados. Cowboy Tavares®
.:: Publicidade ::.