Confira as regras básicas para pedalar melhor!

1 - Verifique a bicicleta antes de sair pedalando
Inspecione pneus, freios, marchas, selim, guidão, raios e cabos em geral. Aperte parafusos e regule o que for necessário. Limpe com um trapo o óleo velho da corrente e ponha uma gota de óleo novo em cada elo. Utilize um óleo especial para bicicletas, preferencialmente à base de silicone.

2 – Use o “trio de segurança”
Capacete: Se você tem cérebro, cuide bem dele. Não vale a pena economizar em um item tão vital. Óculos: Servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos, poeira, galhos de árvores, etc. Luvas: Nas quedas mais inofensivas, são as mãos que tocam primeiro o solo.

3 – Não economize água
Leve sempre água à vontade para beber. As caramanholas são ótimas e práticas, mas existem também os camelbacks, que além de carregar mais água, atrapalha menos na hora de se hidratar e não mudam o centro de gravidade da bicicleta.

4 – Não fique amigo do borracheiro da esquina
Ciclistas podem viver sem borracharias. Leve sempre um kit remendo, com cola, estrelinhas (adesivos para remendar furos), espátulas para tirar os pneus e uma lixa pequena. Não se esqueça da bomba de ar e de um adaptador se o bico do pneu for fino, assim você poderá enchê-lo em qualquer posto de gasolina.

5 – Use roupas justas
Roupas justas são mais aerodinâmicas, deixam os movimentos mais livres e protegem a pele. Dê preferência a roupas de cores claras e chamativas. É mais difícil um motorista atropelar acidentalmente uma árvore de natal sobre rodas, do que um ciclista que já saiu de casa de luto. Escolha materiais sintéticos, como lycra, coolmax, supplex e semelhantes. Esses materiais secam mais rápido, liberam melhor o suor e são mais leves.

6 – Quem gosta de escuro é morcego
Não saia de casa sem o farol dianteiro, o sinalizador traseiro e pilhas reserva. Álem de obrigatório por lei, esses artefatos fazem do passeio noturno algo divertido e seguro.

7 – Não confie na previsão do tempo
Filtro solar deve ser a segunda pele de todo ciclista. Mesmo com o céu nublado o sol queima. Outra coisa importante é não sair de casa sem aquela capa de chuva, leve e minúscula, que cabe em qualquer bolso. Você nunca sabe quando o céu vai desabar sobre sua cabeça.

8 – Respeito é bom e conserva os dentes
Toda bicicleta na rua deve possuir espelho retrovisor, refletores laterais, campainha ou buzina. Lugar de bicicleta é na rua, não na calçada, e sempre do lado direito. Sinalize os movimentos e seja gentil com os colegas motoristas. Muitas vezes um sorriso e um aceno ganham simpatia e evitam acidentes.

9 – Treinar é bom e não dá Cáries
Bastam dois ou três treinos de uma hora por semana para se transformar em atleta. Junte os amigos, incentive a família, ou, se preciso, desista dos amigos e troque de família. Nenhum esforço é grande demais para poder pedalar. Mas antes de começar, consulte um médico.

10 – Não tenha medo de sujar as mãos
Se você não sabe trocar uma câmara, ajustar um freio ou limpar a corrente, aprenda. Sujar as mãos para salvar o passeio de bike ou treino é um preço pequeno demais para se pagar, se você realmente gosta de pedalar. Isso sem falar na economia com oficinas.

Fonte:
Agência Brasil - Esportes
• Veja Também:

História da bicicleta
Alongamento
Doping
Dicas Básicas para um Biker
Dicas de manutenção

Dicas para aproveitar mais seu treino/passeio.

Planilha de Treinamento
Segurança no Trânsito




| Home | O Cowboy | Provas | Dicas | Fotos | Contato |Links


2001 © Todos os direitos reservados. Cowboy Tavares®
.:: Publicidade ::.