A Hidratação dos Atletas


Antes, durante e depois das atividades físicas, principalmente as de longa duração, é muito importante a reposição de líquido, para garantir o bom funcionamento do organismo.


A água é importante para o controle das reações do metabolismo, tais como: regulação da temperatura e volume sangüíneo e transporte de nutrientes para dentro das células.

A sede normalmente é um indicador de que o corpo está necessitando de água, porém nem sempre a quantidade ingerida nesse momento é suficiente para repor o volume perdido.

Os atletas devem estar atentos, pois a sua perda de líquido e eletrólitos é maior que a do indivíduo normal. Com o exercício, há uma produção de energia e calor e uma necessidade de perda de calor para o meio ambiente. O principal mecanismo através do qual o corpo controla sua temperatura é a transpiração, na qual são eliminados água (em grande quantidade), eletrólitos, sódio, cloreto, alguns minerais e vitaminas. Por isso não se deve esperar que o organismo sinta sede para se reidratar, garantindo a ingestão de líquidos antes, durante e após os exercícios, para reposição de perdas. Assim voc6e manterá sua freqüência cardíaca normal e um bom desempenho durante o exercício.

A desidratação pode trazer danos ao organismo. Os principais sintomas são: aumento nas batidas cardíacas, cansaço e distúrbios no controle motor, queda da capacidade anaeróbica e aeróbica, menor desempenho muscular. Tudo isso resulta em queda de rendimento no treino e na competição. Apenas 2% de perda de água em relação ao peso do corpo já pode causar diminuição da performance (exemplo: um atleta de 70Kg com diminuição de 1,5 Kg do seu peso corporal após a atividade física). O aumento da eliminação de água em 7% representa uma desidratação severa e quando não tratada adequadamente pode levar à morte.

Durante o exercício com duração maior de uma hora e sob temperaturas relativamente altas(em tordo de 30º C) é importante haver ingestão de líquidos frios ou gelados (água, água de coco sucos e bebidas isotônicas) num volume de aproximadamente 150 mililitros com intervalos de 15 a 20 minutos. As bebidas isotônicas servem para repor rapidamente os eletrólitos, logo após o exercício. Entretanto, a quantidade que se perde de água é muito maior do que a quantidade de minerais e vitaminas devendo-se fazer hidratação com água na mesma proporção de isotônicos. Ou seja sempre que beber isotônico, absorver a mesma quantidade de água.

Existem no mercado vários tipos de bebidas isotônicas, que se diferem pela quantidade de sódio, cloretos, vitaminas e o tipo de carboidratos (açúcar) que apresentam. Apesar das diferenças, todos tem a mesma finalidade: repor água e eletrólitos perdidos pelo suor, durante o exercício. A escolha precisa ser feita de acordo com os efeitos provocados no sistema gastroentestinal (desconforto e produção de gases), levando-se me conta também, a influência na melhora da performance.
                                       
fonte;Revista Boa Forma 

• Veja Também:

História da bicicleta
Alongamento
Doping
Dicas Básicas para um Biker
Dicas de manutenção

Dicas para aproveitar mais seu treino/passeio.

Planilha de Treinamento
Segurança no Trânsito
Regras básicas para pedalar melhor




| Home | O Cowboy | Provas | Dicas | Fotos | Contato |Links


2001 © Todos os direitos reservados. Cowboy Tavares®
.:: Publicidade ::.