Dicas
de Manutenção
- Freios:
Verifique
o grau de pressão da sapata sobre
o aro; pode estar gasta, solta ou desalinhada.
Troque-a ou aperte-a, verificando o
alinhamento. Os cabos e partes móveis
do freio devem ser lubrificados com
óleo.
- Pneus:
Se estiverem excessivamente duros, além
do desconforto, podem provocar derrapagens.
Com calibragem muita baixa, aumentam
o desgaste da roda e o risco de acidentes.
Mantenha os em bom estado, com a pressão
recomendada pelo fabricante.
- Rodas:
Devem estar centradas; do contrário,
reduz a eficiência do freio e
pode levar à queda. Evite amassar
o aro; é que a roda pode travar
na frenagem e haverá desgaste
excessivo do pneu na mesma área.
- Raios:
O aperto dos raios é muito importante
para manter as rodas centradas.
- Transmissão:
Verifique
possíveis folgas no movimento
central, um dos componentes da transmissão.
Para limpar a corrente e o câmbio,
use um pano com querosene e, em seguida
pano seco. Lubrifique com óleo,
nunca com graxa --- ela retém
resíduos e poeira.
- Guidão
e Suporte:
Mantenha o guidão ajustado e
apertado. O seu suporte deve estar
colocado corretamente, pois carrega
parte do peso do _top.
- Lavagem
e Manutenção:
Ao lavar o quadro, evitar jato de água.
Use um pano úmido e água
corrente. Cuidado: Não deixe
cair água nos locais: caixa de
centro, eixo do pedal, roda livre, caixa
de direção e eixo do cubo.
Após a limpeza você deverá
tomar alguns cuidados colocando graxa
e óleo nos locais indicados:
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