Dicas Básicas para um
Biker
Importante:
·
Use sempre o capacete, na trilha ou na
cidade.
·
Não discrimine o companheiro por causa da
habilidade ou do equipamento.
·
Seja solidário.
·
Não jogue lixo pelo caminho. Deixe apenas
a marca dos pneus.
·
Aprenda a ser auto-suficiente ao invés de
se pendurar em alguém.
·
Não exceda os limites da sua habilidade
nem do seu preparo físico sem orientação
profissional.
·
Para praticar qualquer esporte é necessária
a preparação do músculo para receber o esforço.
No mountain bike, principalmente. Alongar
significa avisar a musculatura que ela vai
trabalhar. Procure fazê-los antes e depois das
pedaladas.
Em
casa:
·
Lubrificação em excesso atrai sujeira e
terra. Remova os excessos e use óleo fino.
·
Regule sempre os câmbios antes de sair
para um trilha, pois além de evitar dores de cabeça,
aumenta a vida útil da corrente e das
engrenagens.
·
Freio desregulado é tombo na certa.
Regule-os sempre que necessário, evitando
acidentes mais graves.
·
A postura correta do ciclista sobre a
bicicleta é fundamental para evitar lesões nas
articulações e ter uma pedalada mais confortável.
·
Mantenha os pneus sempre calibrados. Pneus
mais cheios evitam furos, mas são menos confortáveis,
pois a bike pula muito. Pneus um pouco murchos são
mais confortáveis, mas são mais propensos a
furar, principalmente quando o terreno é
pedregoso, ocasionando a famosa mordida. Cada
ocasião exige uma calibragem diferente, e a dica
é sempre experimentar calibragens diferentes.
Na
trilha:
·
Acostume-se a olhar sempre adiante na
trilha para evitar surpresas. Quanto maior a
velocidade, mais para adiante deve-se olhar. Olhe
sempre para onde você quer passar. Ficar olhando
muito para um buraco, pedra ou erosão é como se
o estivesse mirando e a possibilidade de ir para
cima (ou para baixo) deles aumenta.
·
Se o tombo for inevitável, procure rolar
pelo terreno, independentemente de qual seja. A
famosa "fritada" pode ser bem amenizada.
·
Quando for ultrapassar um colega, avise:
direita ou esquerda. Essa atitude vai possibilitar
uma manobra mais segura.
·
Esteja atento ao clima, principalmente no
verão. Assim você evita ser surpreendido por
aquela chuva.
·
Durante a noite, mesmo utilizando farol,
esteja atento com as sombras à frente. Elas podem
esconder buracos.
·
Procure antecipar a mudança de marcha
diante de um obstáculo.
·
Para evitar erros e trancos na passagem das
marchas, seja firme nos comandos. Se estiverem bem
regulados, as trocas serão precisas.
·
Experimente as marchas em diferentes situações,
mas prestando sempre atenção para evitar o
cruzamento de corrente, ou seja, a coroa menor com
os três pinhões menores e a coroa maior com os
três pinhões maiores. A coroa do meio se adapta
perfeitamente com qualquer combinação de pinhões.
Equipamentos:
·
Capacete, luvas e óculos são indispensáveis.
·
Remendos para furos no pneu, espátulas,
bomba de ar, saca corrente, cabo-de-aço para
marchas ou freios, jogos de chaves Allen, chave
Philips e alicate pequeno. Tudo isso cabe em uma
pochete pequena.
·
Se possível, leve uma câmara de ar
reserva, que pode ser enrolada e amarrada no
canote ou na parte de baixo do selim.
·
Para pedaladas noturnas, um farol é um
equipamento que pode ajudar a evitar surpresas
pelo caminho.
fonte:
bicisporte 1989
Veja Também:
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da bicicleta
Alongamento
Doping
Dicas
de manutenção
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A Hidratação dos Atletas
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Treinamento
Segurança
no Trânsito
Regras básicas para
pedalar melhor
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